Grupo Tordesilhas é uma rede acadêmica de universidades do Brasil, Portugal e Espanha, que tem como objetivo promover a colaboração entre as universidades dos três países no domínio da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional como um elemento-chave para o papel que as instituições acadêmicas terão em um mundo marcado por uma profunda mudança social, científico e tecnológico. 

 

O Grupo de Tordesilhas foi criado em junho de 2000, durante a Primeira Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal como uma comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. 

 

Atualmente inclui 55 universidades, das quais 29 são brasileiros, 18 espanhóis e 8 Português. 

 

Objetivos 

  1. Estabelecer vínculos acadêmicos, culturais e socioeconômicas entrar nas universidades parceiras. 
  2. Promover atividades de cooperação multilateral nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, incentivando a criação de redes de pesquisa para estimular a mobilidade dos investigadores e levar à realização de projetos de questões estratégicas que afetam e influenciam no progresso da comunidade Ibero-brasileiro. 
  3. Promover a cooperação em matéria de educação, capacitando redes de ensino em que a mobilidade de estudantes, professores e pessoal administrativo é incentivada, e a troca de programas educativos e modelos de trabalho. 
  4. Tomar medidas para superar os entraves à cooperação no domínio da educação, através do reconhecimento das qualificações das universidades do grupo, criando outras oportunidades nos níveis multilaterais e, assim, fornecer treinamento nas profissões emergentes e novas necessidades de formação que nossas sociedades exigem. 
  5. Promover a comunicação estável entre as universidades membros da Associação através do desenvolvimento de suporte tecnológico para incentivar a identificação de objetivos, métodos e programas conjuntos de investigação e de ensino. 
  6. O reforço do papel da ligação que as universidades podem desempenhar em sociedades e empresas em diferentes países, promovendo uma relação fluida e dinâmica com a comunidade empresarial a fim de mostrar as mudanças econômicas e de desenvolvimento tecnológico na arena internacional. 
  7. Incentivar a interação entre as universidades e os vários serviços produtivos e que contribuem para o desenvolvimento de acordos e estratégias de longo prazo para melhorar a qualidade de vida dos setores, a competitividade das nossas empresas e para promover o desenvolvimento social de nossas comunidades. 

 

 

GRUPO DE TORDESILHAS NA UNB


No âmbito do Grupo Tordesilhas, a UnB participa das seguintes ações:

 

1) Colégios Doutorais Tordesilhas (CDT):

 

a) CDT em Enfermagem - Coordenado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e com a participação da Universidade de Brasília, da Universidade Federal Fluminense, da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade de São Carlos, da Universidade de Granada, da Universidade de Oviedo, da Universidade Pública de Navarra, da Universidade de Valladolid, da Universidade de Castilla-La Mancha, da Universidade de Aveiro e da Universidade de Évora.

 

b) CDT em Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos - Coordenado pela Universidade de Sevilha e com a participação da Universidade de Brasília, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Universidade de São Paulo, da Universidade de Málaga, da Universidade de Valência, da Universidade de Coimbra e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

 

2) Fomento à mobilidade internacional de discentes e docentes por meio de editais.

 

A UnB se encontra no momento na vice-presidência do grupo. 

 

SAIBA MAIS:

Grupo Tordesillas – Red Académica de Universidades de Brasil, Portugal y España 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.