Existem várias formas de alunos da UnB realizarem estudos no exterior. Conheça as diversas formas:

A) MOBILIDADE ACADÊMICA (INTERCÂMBIO)

Os intercâmbios promovidos pela Secretaria de Assuntos Internacionais são baseados nos convênios firmados com universidades estrangeiras. As parcerias preveem que os estudantes de intercâmbio não pagarão pelo aprendizado na instituição anfitriã. Por outro lado, cabe ao estudante arcar com os custos de ida e de manutenção (em alguns editais é possível haver auxílios). As vagas de intercâmbio são oferecidas em edital (dependendo da modalidade, semestral ou anualmente). Saiba mais.

Conheça abaixo alguns tipos específicos de intercâmbio:

I) Mobilidade Cortes Supremas Mercosul

Estudantes de DIREITO classificados em alguma dos EDITAIS da INT ao intercâmbio em universidade sediada em um dos países do Mercosul ou Associado pode solicitar estágio em cortes supremas durante o período de intercâmbio. Para verificar a disponibilidade de universidades parceiras que possibilitam o estágio, o estudante deverá verificar o respectivo EDITAL.

II) Programa Marca - Mercosul

Estudantes de MEDICINA VETERINÁRIA e AGRONOMIA podem participar de EDITAIS exclusivos para o PROGRAMA MARCA MERCOSUL. Esse programa permite o intercâmbio em universidades credenciadas de países do Mercosul conforme os projetos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária.

III) Erasmus

O Programa Erasmus é um programa de bolsas de mobilidade acadêmica entre países da União Europeia. Eventualmente, eles convidam uma ou outra instituição fora do bloco para a participação. Não temos como saber previamente em quais programa a UnB será convidada e nem os seus requisitos. Cada programa Erasmus é único e o interessado deve acompanhar sempre nossa página a fim de saber se alguma oportunidade do tipo foi divulgada.

IV) ELAP

O Programa ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program - é um programa do governo do Canadá de oferta de bolsas a estudantes não canadenses que tenham sido aceitos para um período de estudos em universidades de lá. Portanto, para você poder pleitear a bolsa ELAP, você precisa primeiro já ter sido aceito por uma instituição canadense. Para aceitação de uma universidade canadense você precisa participar de nossa seleção.

V) Bolsas Santander

Há vários programas de bolsas do Banco Santander. O convite de quais universidades vão participar e em quais programas é uma escolha daquela instituição. Nos últimos anos, a UnB tem sido sempre chamada para participação nas bolsas Íbero-Americanas. No entanto, não temos como saber previamente se haverá o convite e/ou para qual programa a UnB será incluída.

VI) Capes/Brafitec

Convênio da CAPES com Agência Financiadora na França para realização de pesquisa em todas as especialidades de engenharias. Para informações entrar em contato com a coordenação do curso.

B) DUPLO DIPLOMA

A UnB possui acordos que permitem o estudante cursar uma parte do curso fora e receber 2 diplomas: tanto da UnB quanto da instituição parceira. Saiba mais.

C) COTUTELA

É possível que os estudantes de pós-graduação obtenham o duplo diploma, tanto da UnB quanto da parceira, por meio da coorientação por professor de instituição estrangeira. Saiba mais.

SAIBA MAIS SOBRE OS PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESPECÍFICOS: