APRESENTAÇÃO

 

O Programa de Tutoria de Alunos Internacionais consiste em aproximar estudantes voluntários da UnB com estudantes estrangeiros que chegam à Instituição para desenvolver estudos de graduação e pós-graduação. A Secretaria de Assuntos Internacionais seleciona alunos da UnB voluntários para auxiliar estudantes estrangeiros em suas principais necessidades.

 

OBJETIVOS

 

O Programa visa atender às necessidades dos estudantes estrangeiros desde a sua chegada à Instituição e, principalmente, durante a sua permanência, tentando sanar as dificuldades encontradas nos mais diferentes âmbitos. O principal objetivo deste Programa é promover a integração acadêmica e social dos estudantes estrangeiros junto à comunidade local, através do companheirismo e da solidariedade. 

 

BENEFÍCIOS

 

O tutor internacional tem a oportunidade de conhecer uma nova cultura, criar laços de amizade, praticar conhecimentos de idioma estrangeiro e contribuir para a difusão da cultura brasileira. 

 

* A INT realizou uma proposta de extensão no Edital PIBEX 01/2024 e agora os voluntários receberão 60h de créditos em atividades de extensão pela tutoria.

 

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E INSCRIÇÕES PARA O 2º SEMESTRE DE 2024

 

DÚVIDAS FREQUENTES

 

  • A Tutoria de Alunos Internacionais corresponde exatamente ao Programa de Padrinhos e Madrinhas?

 

Sim. Trata-se do mesmo programa. Houve apenas a mudança do nome.

 

  • Como saber se fui escolhido tutor?

 

Os selecionados no Programa receberão e-mail da INT. Na mensagem haverá informações sobre seu afilhado (nome, e-mail, curso e nacionalidade).

 

  • Entrei em contato com a intercambista por e-mail, entretanto não recebi nenhum retorno, como devo proceder?

 

Primeiramente, entre em contato com a equipe da INT por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para que possamos conferir se os dados do intercambista foram repassados corretamente. Caso o intercambista tenha desistido de participar do Programa, o respectivo tutor figurará em lista de espera para substituir eventuais participantes desistentes.

 

  • Quais são os procedimentos que devo tomar após ter sido escolhido como tutor? Como e quando deve ser o nosso contato?

 

O primeiro contato com o aluno intercambista deve ser feito antes de ele chegar no Brasil. Enviamos a todos os tutores um e-mail com as informações e contatos de seu afilhado. O primeiro passo do tutor é enviar um e-mail ao aluno, perguntando se ele precisa de ajuda e tentar auxiliá-lo à distância na medida do possível. Não existe um padrão de relacionamento. Trata-se de uma aproximação informal. 

 

  • O que fazer primeiro quando o intercambista chegar à Brasília?

 

Apresentar-se à INT (entre 8h e 19h) para confirmar chegada e receber orientações gerais. Se conveniente, o aluno pode adiantar a solicitação da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ainda no país de origem e se apresentar à unidade da Polícia Federal no Aeroporto de Brasília para retirar o documento.

 

  • Sou obrigado a buscar meu afilhado no aeroporto?

 

Não. As atividades desenvolvidas pelo tutor vão depender da disponibilidade de tempo e de recursos do participante.

 

  • Como obter o CPF?

 

É possível solicitar a inscrição no CPF de duas maneiras:

 

1) No país de origem, mediante solicitação na embaixada ou consulado brasileiro quando apresentar a Carta de Aceite para emissão de visto estudantil;

Passo a passo neste site!

 

  • Como o intercambista efetua matrícula em disciplinas?

 

A matrícula nas disciplinas para alunos de intercâmbio não é feita através do SIGAA, como ocorre com alunos regulares. Ela é realizada por intermédio da INT ou diretamente com o coordenador do curso, em dias estabelecidos no calendário acadêmico (período de ajuste de matrícula). Depois de registrado na UnB, ou seja, depois de receber um número de matrícula, o aluno estará apto a solicitar matrícula nas disciplinas. 

 

  • Como é feito o registro de intercambista?

 

A INT solicita à SAA o registro do aluno. Para tanto, é necessário que o aluno tenha nos enviado o CPF, passaporte e cópia do seguro-saúde via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

  • O intercambista não tem onde morar, o que eu faço?

 

A UnB oferece alojamento na Colina para alunos em intercâmbio. Entretanto, as vagas são limitadas e infelizmente não conseguimos atender a todos os interessados. Caso seu afilhado não tenha alojamento definido, ajude-o indicando repúblicas ou vagas em apartamentos compartilhados. Indicamos o grupo no Facebook “Brasília - Dividir Moradia”.

 

  • Meu afilhado foi contemplado com uma vaga na Colina, o que ele precisa fazer?

 

Para ocupar a Colina, primeiramente, o aluno deve estar registrado na universidade. Após o registro, ele informa a INT que vai ocupar um apartamento. Nossa equipe encaminhará o intercambista à Secretaria de Gestão Patrimonial (SGP), que fica no Prédio da Reitoria, onde ele assinará o Termo de Ocupação. O aluno pode ocupar a vaga no mesmo dia em que assinar o Termo.

 

  • Enquanto o intercambista não se registrar na universidade ele não poderá residir na Colina?

 

Correto. O registro como estudante da UnB é pré-requisito para ocupar uma vaga nos apartamentos de intercâmbio. Por isso, se o intercambista chegar a Brasília durante o final de semana, ele precisará se acomodar em outro lugar até poder realizar os trâmites de registro e assinatura do Termo de Ocupação.

 

  • Como e quando obter a Declaração de Participação na Tutoria de Alunos Internacionais?

 

A Declaração é emitida pela INT, a pedido, em até dois dias úteis após a solicitação. Basta enviar o pedido para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. mencionando o nome do tutor e o semestre de apadrinhamento e o nome do afilhado. Declarações são emitidas somente após o término do semestre de apadrinhamento.

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.