O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília – Distrito Federal com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020 em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 89 Universidades brasileiras. 

 

No Brasil, as ações do GCUB recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa (DELP). 

 

Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade acadêmica também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica. 

 

Além desses programas, o GCUB promove seminários que reúnem pesquisadores de áreas prioritárias para a ciência, no Brasil e nos países parceiros; participa na organização de missões internacionais dirigidas a representantes das universidades associadas; promove cursos de formação de líderes em cooperação internacional universitária; além de receber delegações de Reitores e autoridades dos países com os quais mantém acordos de cooperação. 

 

As atividades promovidas pelo GCUB estão alicerçadas nos princípios da responsabilidade social e ambiental, da promoção da paz e da inclusão social, e do respeito aos direitos humanos. 

 

Para o GCUB, a internacionalização universitária tem papel precípuo na promoção do desenvolvimento humano, na difusão do conhecimento e na disseminação de valores universais, tais como o respeito às diferenças culturais. 

 

A expansão das ações do GCUB e os frutos colhidos desde sua criação expressam a importante missão do Grupo e de seus parceiros na promoção de uma Educação Superior de qualidade e universal. 

 

 

SAIBA MAIS: Home - Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.