O Programa de Estudantes Convênio de Graduação – PEC-G – foi idealizado e desenvolvido na segunda metade do século XX pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades públicas em nível federal e estadual, além das particulares.
O Programa PEC-G seleciona estudantes estrangeiros que possuam o ensino médio completo, na faixa etária entre 18 a 25 anos, que tenham interesse em realizar cursos de graduação no Brasil.
Os cursos são gratuitos. As condições a serem atendidas pelos alunos são: Conclusão do ensino médio ou equivalente e proficiência em Língua Portuguesa, no caso de alunos oriundos de nações não participantes da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa; Comprovantes de capacidade de custeio de despesas advindas da manutenção (alimentação, moradia, transporte, etc.) durante todo o período do curso no País.
Os acordos entre o Brasil e os países de origem, prevêem a seleção preferencial de pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico e determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regresso ao seu país no intuito de contribuir com a área de estudos na qual obteve a graduação superior.
PAÍSES PARTICIPANTES:
- América Latina e Caribe:
- Antígua & Barbuda;
- Argentina;
- Barbados;
- Bolívia;
- Chile;
- Colômbia;
- Costa Rica;
- Cuba; El Salvador;
- Equador;
- Guatemala;
- Guiana;
- Haiti;
- Honduras;
- Jamaica;
- México;
- Nicarágua;
- Panamá;
- Paraguai;
- Peru;
- República Dominicana;
- Suriname;
- Trinidad & Tobago;
- Uruguai;
- Venezuela.
- África:
- África do Sul;
- Angola;
- Argélia;
- Benin;
- Cabo Verde;
- Camarões;
- Costa do Marfim;
- Gabão;
- Gana;
- Guiné-Bissau;
- Máli;
- Moçambique;
- Namíbia;
- Nigéria;
- Quênia;
- República do Congo;
- República Democrática do Congo;
- São Tomé & Príncipe;
- Senegal;
- Togo.
- Ásia:
- China;
- Paquistão;
- Tailândia;
- Timor Leste.