A Cooperação Internacional da Universidade de Brasília, desenvolvida no âmbito da Assessoria de Assuntos Internacionais, visa a estabelecer e a fortalecer laços de amizade e cooperação com organismos e instituições de ensino e pesquisa internacionais,em consonância com a sua política de inserção e consolidação no cenário acadêmico e científico internacional.

A oficialização da cooperação se dá por meio da celebração de Acordos, Convênios, Memorandos, entre outros, que estabelecem as bases para a formulação de projetos de pesquisa, a promoção de intercâmbio de estudantes, a capacitação de docentes e de técnicos administrativos ou a promoção de outras atividades que vierem a ser deliberadas de comum acordo entre as partes.

A cooperação internacional desenvolvida pela Assessoria de Assuntos Internacionais envolve, ainda, os Programas Marca, PEC-G, PEC-PG, promovidos pelo governo brasileiro, além de programas de cooperação eventualmente oferecidos pela Comunidade Econômica Europeia e outros associados a entidades brasileiras e internacionais.