A Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) é uma rede de Universidades públicas, autônomas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas semelhanças, compartilham suas vocações, seu caráter público, suas semelhanças em as estruturas acadêmicas e a equivalência dos níveis de seus serviços; características que os colocam em condições de desenvolver atividades de cooperação com certas perspectivas de viabilidade. 

 

Nasceu em agosto de 1991 para responder aos desafios que a vida universitária atravessava no mundo. Um grupo de Universidades e estudantes universitários compreendeu a necessidade de trabalhar pela excelência, qualidade, relevância e cumprir as tarefas que o ensino superior público exige. 

 

Foi se consolidando ao longo dos anos, compartilhando solidariamente docentes da mais alta qualificação, recursos materiais, instalações, equipamentos, laboratórios, Bibliotecas, construindo um espaço acadêmico comum ampliado, onde obstáculos são superados e as possibilidades de ação se multiplicam. 

 

Objetivos: 
- Contribuir para o fortalecimento e consolidação de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível, aproveitando as vantagens comparativas proporcionadas pelas capacidades instaladas na região, nomeadamente: 
- Investigação científica e tecnológica, incluindo processos de inovação, adaptação e transferência tecnológico, em áreas estratégicas. 
- A formação contínua, inscrita no desenvolvimento integral das populações da sub-região. 
- As Estruturas de Gestão e Funcionamento das Universidades que integram a Associação. 
- A interação de seus integrantes com a sociedade como um todo, disseminando avanços no conhecimento que levam à sua modernização. 

 

Programas: 

 

Núcleos Disciplinares: São grupos técnico-acadêmicos correspondentes a uma disciplina de interesse comum, onde cada universidade membro contribui com sua disponibilidade tanto em pessoal altamente qualificado, como em recursos materiais, para atividades científicas, técnicas, de ensino, desenvolvimento, extensão, etc. 

 

Comitês Acadêmicos: São agrupamentos técnico-acadêmicos concebidos para abordar, com enfoque multi e interdisciplinar, grandes configurações temáticas classificadas como estratégicas, por serem transversais e regionais e não nacionais, e que se constituem através da oferta acadêmica técnico-científica integrada do grupo Universidades. 

 

Escala de Ensino: É um programa de mobilidade acadêmica de docentes e pesquisadores que se tornou um instrumento de valor prioritário para garantir a construção efetiva do "espaço acadêmico comum ampliado regional" proclamado pela Associação, em seu Ato de Intenção Fundacional. 

 

ESCALA de Alunos de Graduação: É um programa de mobilidade de alunos de graduação entre universidades associadas. Promove o intercâmbio acadêmico e cultural e permite um melhor entendimento da diversidade e particularidades dos diferentes sistemas de Ensino Superior instalados. O aluno frequenta, durante um semestre, outra Universidade do grupo diferente do país de residência. É concedido o reconhecimento acadêmico dos estudos concluídos na Universidade de destino, como um avanço concreto e equivalente no plano de estudos da própria carreira.

 

Alunos da Pós-Graduação ESCALA:  Promove a cooperação e integração das Universidades que o compõem, bem como a internacionalização do ensino superior na Região, através da promoção da mobilidade de alunos regulares de mestrado e doutorado, para cursar um período letivo em outra universidade da Associação em país diferente do seu, com pleno reconhecimento da atividade acadêmica realizada. O programa será realizado por meio de convocatórias regulares a cada ano civil. 

 

ESCALA de Gestores e Administradores:  O Programa ESCALA de Gestores e Administradores promove a cooperação e integração das Universidades que compõem a Associação no espaço regional, através da mobilidade e intercâmbio de dirigentes, gestores e administradores entre as Universidades Membros do Grupo, com o com o objetivo de realizar uma estada formativa no âmbito da tarefa específica da sua competência em qualquer outra Universidade AUGM sediada num país diferente do da Universidade de origem do beneficiário. 

 

Jornadas de Jovens Pesquisadores: têm como objetivo promover as primeiras relações entre cientistas da região e promover seu trabalho conjunto no âmbito das fundações da Associação. São realizados anualmente desde 1993, com sede rotativa entre as universidades do Grupo, com a participação de pesquisadores seniores das universidades associadas e do exterior também como coordenadores e palestrantes convidados. 

 

Seminário Internacional Universidade-Sociedade-Estado: Estabelece-se um Seminário anual de caráter permanente, no qual se aborda um tema considerado de interesse estratégico para as sociedades dos países que compõem a região e que corresponde principalmente ao campo de estudos da Comissões Acadêmicas e / ou Núcleos Disciplinares ou qualquer outra matéria definida pelo Conselho de Reitores. 

 

Rede de Cidades e Universidades da AUGM: Este programa é uma área de articulação, proposição, planejamento e realização de ações conjuntas com os governos locais, reconhecendo neles os responsáveis pela definição e implementação de políticas públicas naquele nível e o papel dos públicos. universidades de conselheiros do conhecimento e do compromisso social. Desta forma, está fortemente ligada ao conhecimento com os aspectos mais quotidianos dos cidadãos e das sociedades. 

 

Escolas Verão-Inverno: Sob temática específica e confiada a uma universidade anfitriã, à construção de um Espaço Académico Comum Expandido, contribuindo para a consolidação e aprofundamento dos processos de integração regional, recorrendo às formas habituais de internacionalização do Ensino Superior. Essas Escolas mantêm, tanto no aspecto acadêmico quanto operacional, um vínculo estreito com os demais Programas da AUGM e se destinam a alunos de graduação, pós-graduação e professores das Universidades Membros da AUGM.   

 

 

SAIBA MAIS:

Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (grupomontevideo.org) 

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.