Informamos que é difícil conseguir uma fórmula exata para a conversão entre créditos na UnB e os créditos ECTS, sendo os 2 sistemas totalmente diferentes.

 

No currículo antigo (antes da migração para o SIGAA), os créditos da UnB levavam em consideração as horas de "Teoria + Prática + Extensão", não computando as horas de estudos fora de sala de aula (Est), enquanto os créditos ECTS levam todas essas horas em consideração (T + P + Ex + Est). 

 

Exemplos:  

 

1) Uma disciplina "X" que trazia T = 004; P = 000; Ex = 000; Est = 004. Na UnB ela equivalia a 4 créditos (T + P + Ex), no entanto, ela equivalerá a 8 ECTS, somatório de T + P + Ex + Est. 

 

2) Uma disciplina "Y" que trazia. T = 004; P =000; Ex =000; Est = 002. Na UnB ela equivalerá a 4 créditos (T + P + Ex), no entanto, ela equivalerá a 6 ECTS. 

 

Assim deve ser analisada a carga horária de cada disciplina. 

 

Outro ponto de difícil comparação exata é a carga horária de cada crédito. No sistema europeu, os alunos devem fazer 60 créditos por ano, ou seja, 30 créditos ECTS por semestre. Só que a carga varia de curso para curso, em geral entre 1500 e 1900 horas no ano. Por exemplo: 
 

a) um curso "X" que tenha 1.500 horas anuais, o aluno terá que fazer 750 horas num semestre. 750 horas serão iguais a 30 ECTS, logo cada 1 ECTS valerá 25 horas para esse curso; 

b) No entanto, um curso "Y" que tenha 1.800 horas anuais, o aluno terá que fazer 950 horas um semestre. 950 horas serão iguais a 30 ECTS, logo cada 1 ECTS será equivalente a 30 horas para esse curso (independente se foram horas de estudos práticas, teóricas ou hora de estudos fora de sala de aula); 
 

Na UnB cada crédito era equivalente a 15 horas. Uma disciplina na UnB de 4 créditos significava 60 horas (prática, teórica, mas sem considerar as horas de estudos fora de sala de aula) num semestre. Com a migração para o SIGAA, desde o 1/2020 na UnB nenhum curso adota mais o regime antigo de crédito, todas as disciplinas agora são computadas em forma de horas. Para saber a carga horária que você teve basta multiplicar o total de créditos que você fez na UnB por 15 (por exemplo 272 x 15 = 4.080 horas).
 
Portanto, a recomendação é que você entregue o seu diploma e o total de horas feitas na UnB (que corresponde apenas as horas de sala de aula) e a universidade de destino é quem avaliará a conversão para ECTS e aceitará ou não seu diploma. 

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.
  • ICC vista Reitoria
  • Galeria de bandeiras
  • 1° Fórum e Feira de Internacionalização - UnB
  • Curso de caligrafia chinesa
  • Jardins da Reitoria
  • Apresentação cultural
  • Jardins da Reitoria
  • Grafite